CEO da Binance condenado por lavagem de dinheiro nos EUA: bilionário Changpeng Zhao pega 4 meses de prisão

O bilionário Changpeng Zhao, fundador da plataforma de criptomoedas Binance, uma vez considerado o rei do setor, foi sentenciado a quatro meses de prisão nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro. A condenação foi proferida nesta terça-feira (30) após Zhao se declarar culpado pelo crime perante a justiça americana no ano passado.

Os promotores solicitaram inicialmente uma pena de três anos de prisão para Zhao, mas acabaram concordando com a sentença de quatro meses. O canadense de 47 anos renunciou ao cargo de CEO da Binance no final de 2023 como parte do acordo com as autoridades americanas.

Segundo a investigação de duas agências do Departamento do Tesouro, a Binance falhou ao adotar medidas adequadas para evitar que transações beneficiassem grupos como o Estado Islâmico, Al Qaeda e Hamas. A empresa concordou em pagar uma multa de 4,3 bilhões de dólares para encerrar o caso.

Em uma declaração fornecida pelo Departamento de Justiça, foi mencionado que Zhao acreditava que violar a lei americana era a melhor maneira de atrair usuários e aumentar o seu negócio. Os advogados do empresário argumentaram que uma suspensão da pena seria justa, destacando também as atividades filantrópicas de Zhao.

A Binance foi fundada em 2017 e rapidamente se tornou a maior plataforma de câmbio de criptomoedas, rendendo a Zhao uma fortuna bilionária. No entanto, a indústria enfrentou diversos escândalos que afetaram a confiança dos investidores. Mesmo assim, nos últimos meses, houve uma retomada no mercado de criptomoedas, parcialmente impulsionada pela aprovação de reguladores americanos para a comercialização de instrumentos ligados ao preço do bitcoin em janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo