CTTU reforça ações de segurança viária durante o Maio Amarelo com foco nos motociclistas para reduzir mortes no trânsito

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), está intensificando as ações de segurança viária durante o mês do Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos e consequências de acidentes de trânsito. Neste ano, a ênfase está nos motociclistas, que correspondem a 45% das vítimas fatais em acidentes nas vias da cidade, sendo que um terço desses condutores costuma exceder o limite de velocidade permitido.

Para isso, a CTTU preparou uma série de atividades que envolvem fiscalização, comunicação, educação e gestão de dados. Uma blitz educativa será realizada amanhã na Avenida Magalhães, próximo ao Viaduto da Avenida Norte, a partir das 8h, com a participação de diversos órgãos e instituições, como o Observatório Nacional de Segurança Viária, DETRAN, BPTRAN, BPRV, Polícia Rodoviária Federal e SAMU.

Além das blitz educativas, estão previstos cursos para motociclistas entregadores, abordando temas como direção defensiva, legislação de trânsito e primeiros-socorros, entre outros. Também haverá ações nas escolas com crianças e orientações para os adultos em bares e restaurantes, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL.

Durante as fiscalizações, os agentes da CTTU estarão atentos para orientar os motoristas sobre os fatores de risco, especialmente em relação ao excesso de velocidade. A campanha será intensificada nas redes sociais da Prefeitura do Recife, com foco nos motociclistas, buscando conscientizar a população sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca chamar a atenção para a alta incidência de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação visa mobilizar a sociedade e o poder público para discutir a segurança viária e incentivar a adoção de comportamentos mais responsáveis e seguros. A escolha do laço amarelo como símbolo do movimento tem o objetivo de alertar para a necessidade de tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e engajar cada cidadão na busca por um trânsito mais seguro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo