Deputados argentinos aprovam projeto de Lei Bases após 21 horas de debate, garantindo vitória legislativa ao presidente Javier Milei.

Após intensas 21 horas de debates acalorados, os deputados argentinos finalmente chegaram a um consenso e aprovaram o chamado projeto de Lei Bases, concedendo ao presidente Javier Milei uma vitória legislativa de grande importância em meio a um cenário político tenso no país.

O projeto passou por diversas modificações e a Casa Rosada teve que ceder a algumas demandas de seus aliados circunstanciais para obter um resultado favorável na Câmara. Com a minoria em ambas as Casas do Congresso argentino, o governo de Milei depende do apoio da chamada “oposição dialoguista” para conseguir aprovar as reformas propostas pelo presidente.

O projeto de Lei Bases abrange reformas em matéria trabalhista, privatizações de empresas públicas e a concessão de poderes extraordinários para o presidente, porém esses poderes serão limitados em comparação às expectativas iniciais do chefe de Estado. A declaração de emergência pública em áreas administrativa, econômica, financeira e energética foi aprovada para um período de um ano, sendo que o presidente buscava poderes amplos em mais de 10 áreas governamentais.

Além disso, o governo aguarda a votação do Pacote Fiscal enviado ao Parlamento, considerado fundamental por Milei para a implementação de seu programa de governo. A vitória no Parlamento foi possível graças ao apoio dos deputados do PRO, partido agora liderado pelo ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), e de dissidentes do peronismo, juntamente com a bancada minoritária de seu partido, A Liberdade Avança, em processo de consolidação em todo o país.

Dessa forma, a aprovação do projeto de Lei Bases representa um passo significativo para o governo de Milei e para as reformas pretendidas. Ainda assim, o cenário político argentino permanece instável, com desafios e negociações em curso para a implementação das demais medidas propostas pelo presidente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo