Flipetrópolis: festival literário internacional em Petrópolis reúne grandes autores nacionais e internacionais em sua primeira edição.

O 1º Festival Literário Internacional de Petrópolis, mais conhecido como Flipetrópolis, está movimentando a Cidade Imperial a partir desta quarta-feira (1º). O evento acontece no Palácio de Cristal e conta com a presença de aproximadamente 70 escritores brasileiros e internacionais de renome, como Ana Maria Machado, Conceição Evaristo e Scholastique Mukasonga.

O curador e presidente do festival, Afonso Borges, experiente em eventos literários, destacou que a Flipetrópolis é muito mais do que uma simples feira literária, pois reúne todas as artes ao redor da literatura. O evento é uma homenagem às escritoras brasileiras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo, além de contar com a presença de Scholastique Mukasonga, uma escritora tutsi que atualmente vive na França.

O festival terá uma programação variada, com encontros, debates, lançamento de livros e sessões de autógrafos com os autores presentes. Além disso, a Flipetrópolis tem um caráter antirracista e democrático, promovendo a inclusão e a acessibilidade em todas as suas atividades.

Uma das atrações paralelas ao festival é o 2º Festival Literário de Viola Caipira, que une música e literatura em uma experiência única. Os músicos Fabrício Conde, Marcos Assunção e Marco Lobo se apresentarão durante o evento, que também contará com seminários e noites de autógrafos.

A preocupação com o meio ambiente também marca presença na Flipetrópolis, que busca reduzir os impactos negativos causados pela emissão de gases poluentes na atmosfera. O festival investirá em projetos de reflorestamento e preservação da biodiversidade, em parceria com o Instituto Terra.

Além disso, o Flipetrópolis oferece uma grande livraria, com mais de 30 mil títulos de diferentes gêneros, auditórios para palestras e debates, área gastronômica com foodtrucks locais e diversas atividades infantis, incluindo o Prêmio de Redação e a Exposição Portinari para Crianças.

Com apoio da prefeitura de Petrópolis e de empresas privadas via Lei Rouanet, o 1º Festival Literário Internacional de Petrópolis promete ser um marco na cidade, reunindo escritores, músicos, artistas e o público em geral em torno da literatura e da cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo