Maio Amarelo: Fórum debate impactos dos acidentes de trânsito na saúde e na qualidade de vida das vítimas em Pernambuco

Na quinta-feira, dia 02 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizará o primeiro Fórum de Discussão sobre as Vítimas de Acidentes de Trânsito e sua Repercussão na Saúde. O evento acontecerá no auditório da SES-PE, localizado no Bongi, Zona Oeste do Recife, a partir das 8h30min. A proposta do fórum é promover um debate sobre como os acidentes de trânsito afetam o fluxo de atendimento nos serviços de saúde e a qualidade de vida das vítimas.

A programação do fórum faz parte da campanha internacional de prevenção de acidentes Maio Amarelo e contará com a presença de diversos especialistas nas áreas de saúde e trânsito em três mesas de discussão. A primeira mesa, sob o tema “Repercussões da associação da ingestão de álcool e direção”, terá como mediadores o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e contará com a presença do comandante da Operação Lei Seca (OLS), tenente-coronel Hugo Alexandre, e do médico neurologista Igor Bruscky, que falará sobre os efeitos do álcool no organismo.

A segunda mesa discutirá os “impactos dos acidentes de trânsito” e será moderada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a participação do médico Petrus Andrade Lima, diretor do Hospital da Restauração (HR), e da enfermeira Aloísia Pimentel Barros, que abordará os principais impactos físicos nos corpos das vítimas de acidentes.

Por fim, a terceira mesa, com o tema “Avaliação dos acidentes de trânsito em Pernambuco”, terá apresentações sobre o perfil das vítimas liderada pela coordenadora da Vigilância de Acidentes e Violência da SES-PE, Mariana Barros, e experiências locais do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto da V Geres, comandado por Tereza Neuma.

Segundo estatísticas da SES-PE, de janeiro a março de 2023, foram notificados 9.912 pacientes vítimas de acidentes de transporte terrestre em hospitais da rede estadual, número que aumentou para 10.980 no primeiro trimestre de 2024. Além disso, o estado conta com 17 unidades hospitalares de referência em traumato-ortopedia. O mês de maio também marca a realização de várias ações educativas em todo o estado em alusão ao Maio Amarelo, com blitz educativas e palestras em diversas localidades.

A Operação Lei Seca de Pernambuco realizará fiscalizações em pontos estratégicos em parceria com o Detran/PE, DER e PMPE para conscientizar a população sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Este fórum será uma oportunidade importante para discutir como os acidentes de trânsito impactam a saúde e a vida das vítimas, além de destacar a importância da prevenção e da conscientização no trânsito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo