Ministério dos Transportes lança nova plataforma online para consulta de validade do exame toxicológico por motoristas de CNH categorias C, D e E

O Ministério dos Transportes lançou na última sexta-feira (26) uma nova plataforma online para facilitar a vida dos motoristas com CNH nas categorias C, D e E. O objetivo é tornar mais fácil a consulta sobre a validade do exame toxicológico, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Através do portal de serviços, os motoristas devem informar o CPF, data de nascimento e validade da CNH para acessar as informações sobre os prazos de vencimento e alertas relacionados ao exame.

Camille Lages, diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), elogiou a iniciativa, destacando a importância de fornecer às pessoas uma maneira simples de verificar se estão em conformidade com as normas. Antes desse novo portal, a única forma de checar o status do exame era através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e acessando a plataforma Gov.br.

Motoristas profissionais com prazos de validade entre janeiro e junho precisam renovar o exame toxicológico até terça-feira (30). A obrigatoriedade desse exame a cada dois anos e meio tem o objetivo de garantir a segurança nas estradas e reduzir o risco de acidentes causados por motoristas que fazem uso de substâncias prejudiciais à condução.

Segundo a Senatran, cerca de 3,4 milhões de condutores ainda não realizaram o teste, que pode detectar substâncias consumidas nos últimos 180 dias. A multa para quem descumprir o prazo é de R$ 1.467,35 e acarreta sete pontos na carteira, sendo classificada como infração gravíssima. O diretor da ABTox, Pedro Serafim, enfatiza a importância do exame para a segurança viária e ressalta que a vida não tem preço.

O exame toxicológico, que pode ser feito através de amostras de cabelo, pelo ou unha, é um procedimento indolor e não invasivo. Com um custo médio de R$135, o exame é essencial para identificar o consumo de substâncias prejudiciais à direção. Com a implementação deste novo portal, o Ministério dos Transportes busca facilitar o cumprimento dessa exigência e promover a segurança nas rodovias brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo