Senador Paulo Paim destaca importância do Estatuto do Trabalho para garantir direitos sociais e trabalhistas em nova CLT proposta.

O senador Paulo Paim, do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, fez um importante pronunciamento nesta terça-feira (30) no Senado Federal, destacando a relevância da criação do Estatuto do Trabalho, também conhecido como Nova CLT. A proposta do estatuto está sendo discutida na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, com relatoria do próprio senador Paim.

Segundo o parlamentar, o Estatuto do Trabalho é fundamental para a busca da dignidade humana, promovendo os direitos sociais e trabalhistas e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática. Ele enfatizou que a criação deste estatuto é uma resposta à precarização do mundo do trabalho causada pelas reformas trabalhistas realizadas em 2017, que resultaram na retirada de direitos dos trabalhadores.

Paim ressaltou que o estatuto abordará não apenas a remuneração, mas também questões como a proibição da terceirização nas atividades-fim, a igualdade salarial entre homens e mulheres, a rejeição do trabalho intermitente e a redução da jornada de trabalho. Além disso, o texto do estatuto regulamentará o direito de greve e combaterá práticas como o trabalho escravo, a exploração infantil e o assédio no ambiente de trabalho.

O senador enfatizou que o estatuto também abordará temas como banco de horas, teletrabalho, trabalho por aplicativo, período de descanso, férias, políticas salariais, salário mínimo, isonomia salarial, entre outros. Ele destacou a importância de abordar a situação das mulheres no mercado de trabalho, incluindo questões como licença-maternidade e igualdade de oportunidades.

Finalizando seu discurso, Paim parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras, tanto do campo quanto da cidade, pelo Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio. Esta é mais uma etapa importante na luta pela valorização dos direitos trabalhistas e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo