Senadora Zenaide Maia alerta para desafio do Orçamento: “Recursos insuficientes para educação, saúde e segurança pública”

A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, fez um pronunciamento nesta terça-feira (30) alertando para o grande desafio que o Brasil enfrenta em relação ao Orçamento. De acordo com a parlamentar, quase metade do valor destinado é utilizado para pagar “dívidas e juros de uma dívida que nunca foi auditada”.

Durante seu discurso, Zenaide ressaltou que o Congresso Nacional passa o ano discutindo o Orçamento, porém, apenas metade do valor é de fato debatido, uma vez que a outra metade já é destinada ao sistema financeiro, sem passar por um diálogo com o Congresso. A senadora também enfatizou que sem recursos adequados, não é possível investir em áreas essenciais como educação, saúde, segurança pública e assistência social.

A senadora argumentou que o Brasil não conseguirá combater a violência sem investir em uma educação pública de qualidade em tempo integral. Ela defendeu a necessidade de um acordo entre o Congresso, o Executivo e o sistema financeiro para destinar uma porcentagem específica do Orçamento para a educação, segurança e saúde, além de priorizar investimentos em infraestrutura.

Zenaide ainda destacou a importância de investimentos em infraestrutura para atrair investidores, que buscam um ambiente seguro e pessoas qualificadas. Ela enfatizou que, mesmo com projetos de lei modernos como o Fundeb, é fundamental financiar a educação para garantir condições adequadas para os alunos, como estrutura escolar e qualificação dos profissionais.

Diante do cenário exposto pela senadora Zenaide Maia, fica evidente a urgência de um debate aprofundado e de ações concretas para repensar a destinação do Orçamento e garantir recursos suficientes para áreas essenciais, que são fundamentais para o desenvolvimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo