Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe para todas as idades em medida para conter casos graves e internações impulsAdos pela doença.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, que a campanha de vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses. A medida tem como objetivo reduzir os casos mais graves e as internações causadas pela doença. Será responsabilidade dos estados e municípios determinar a faixa etária a ser imunizada, de acordo com a disponibilidade de doses em estoque. No entanto, a pasta recomenda que grupos mais vulneráveis, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades, continuem sendo prioritários.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação do vírus, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em comunicado oficial. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o dia 21 de abril apenas 22% do público-alvo havia sido vacinado, o que corresponde a cerca de 14,4 milhões de doses aplicadas, de um total de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação teve início em 25 de março deste ano.

Uma ressalva importante é que a Região Norte do país não está incluída na ampliação da vacinação, uma vez que iniciou a campanha em novembro do ano passado. Além disso, dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam um aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, superando as mortes associadas à covid-19 nessa faixa etária. Dessa forma, a vacinação contra a gripe se torna ainda mais importante para proteger a saúde da população, conforme destacado pelo Ministério da Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo