Campanha Maio Amarelo 2024 busca conscientizar sobre segurança no trânsito e reduzir mortes no Brasil

O Ministério dos Transportes lançou a campanha Maio Amarelo 2024 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de mortes causadas por acidentes. A proposta do governo é promover a reflexão de todos os envolvidos no sistema viário do país, desde os órgãos responsáveis até as famílias.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, escolhido por votação popular, a campanha prevê a realização de diversas ações coordenadas pelos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. Durante o lançamento em Brasília, o secretário executivo do ministério, George Santoro, ressaltou a importância de preservar vidas nas vias e estradas do Brasil.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, também destacou a necessidade de empatia e de atitudes individuais e coletivas para garantir a segurança no trânsito. Ele enfatizou que a paz nas ruas e rodovias depende das ações de cada cidadão, promovendo uma mudança de comportamento e priorizando a vida.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2022, mais de 34 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil, resultando em um custo total de R$ 350 milhões em internações. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, enfatizou a gravidade da situação, ressaltando que o trânsito brasileiro mata mais jovens do que muitos países em guerra.

O alto número de mortes de jovens entre 20 e 29 anos, principalmente homens, é uma preocupação que foi destacada durante o lançamento da campanha. A falta de paciência e empatia no trânsito urbano é apontada como uma das causas de acidentes, que poderiam ser evitados com atitudes mais conscientes por parte dos motoristas e pedestres.

A campanha Maio Amarelo 2024 pretende sensibilizar a sociedade e promover mudanças de comportamento que contribuam para um trânsito mais seguro e harmonioso para todos. A redução do número de mortes no trânsito é um desafio que depende do engajamento de toda a sociedade em prol da segurança viária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo