Chuvas intensas causam tragédias e alerta de perigo em regiões do sul do Brasil, segundo Inmet.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta informando que a primeira semana de maio continuará com a tendência de chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil. De acordo com o Instituto, as chuvas também afetarão, até o dia 6, o leste da Região Sudeste, bem como os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, além de áreas pontuais do centro-sul da Região Nordeste.

O Inmet destacou que a previsão indica grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul já resultaram em 13 mortes, com 21 pessoas ainda desaparecidas. Para a quinta-feira (2), o Instituto emitiu um alerta de perigo potencial para parte do estado, com indicativo de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40-60 km/h.

Conforme o Inmet, a semana começou com tempestades devido a uma área de baixa pressão atmosférica que favoreceu a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensificou a chuva nessas áreas, com volumes significativos, trovoadas e rajadas de vento.

A previsão ainda indica que a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar os 70 mm, especialmente no norte do país, devido ao calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical que continua influenciando as instabilidades na região, provocando chuvas intensas.

Para o Nordeste, a aproximação da zona de convergência pode provocar chuvas na faixa norte da região. Na costa leste, são previstos acumulados que podem superar 40 mm, principalmente em áreas de Sergipe, Alagoas e Bahia. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Para a região Norte, são esperadas pancadas de chuva ao longo da semana, com valores maiores do que 70,0 mm em áreas do norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não estão descartadas pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

O Inmet destacou que as regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo quente e seco, com exceção de áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde pode ocorrer chuva rápida e passageira. Entre 7 e 15 de maio, a previsão aponta chuvas nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com pancadas que podem superar 80 mm no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Nas demais regiões, a previsão é de menores acumulados.

Na Região Norte, a expectativa é de acumulados de chuva acima de 70 mm em grande parte da região, exceto em áreas do Acre, Tocantins, Rondônia e centro-sul do Pará, onde os volumes serão inferiores a 20 mm. No Nordeste, são esperadas chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região.

Por fim, no Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo seco e quente na maior parte das regiões, com chuvas rápidas e passageiras esperadas apenas no Espírito Santo. A população deve ficar atenta às previsões meteorológicas e tomar as devidas precauções diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo