Chuvas intensas no Sul do país causam tragédias e alerta de perigo potencial; Instituo de Meteorologia mantém alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a primeira semana de maio promete ser marcada por chuvas acima da média em diversas regiões do Brasil. De acordo com o instituto, os estados do Norte e Sul devem continuar sob influência de precipitações intensas. Além disso, o leste da Região Sudeste e os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba também serão afetados pelas chuvas até o dia 6 de maio.

O destaque fica para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a previsão é de grandes volumes de chuva devido à presença de um sistema frontal na região Sul do país. As fortes chuvas já causaram 13 mortes no Rio Grande do Sul e 21 pessoas ainda estão desaparecidas. Nesta quinta-feira (2), o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para parte do estado gaúcho, com indicativo de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, e ventos intensos de 40-60 km/h.

Segundo o instituto, a semana começou com tempestades devido a uma área de baixa pressão atmosférica, favorecendo a formação de instabilidades no Sul do Brasil. A partir de quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensificará a chuva nessas áreas, com volumes significativos, trovoadas e rajadas de vento.

Para as demais regiões do país, a previsão é de chuvas intensas, com acumulados que podem ultrapassar 70 mm, especialmente no Norte do Brasil. A combinação de calor, alta umidade e a presença da Zona de Convergência Intertropical continuam influenciando as instabilidades na região, resultando em chuvas volumosas.

No Nordeste, a aproximação da zona de convergência pode trazer chuvas para a faixa norte da região, com acumulados que podem superar 40 mm, especialmente em áreas do Sealba. Já para a região Norte, são esperadas pancadas de chuva ao longo da semana, com valores acima de 70,0 mm em áreas do norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.

Por fim, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet prevê tempo quente e seco, com exceção de áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde chuvas rápidas e passageiras podem ocorrer. Para o período entre 7 e 15 de maio, o instituto destaca a previsão de chuvas expressivas nos estados do Sul, com acumulados que podem superar 80 mm em algumas áreas. Enquanto isso, nas demais regiões, a expectativa é de chuvas mais pontuais e menores volumes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo