Imunização contra a dengue ampliada em Palmas para crianças a partir de 6 anos e pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades

A partir da próxima segunda-feira (6), a campanha de vacinação contra a dengue em Palmas, no Tocantins, será ampliada para incluir novos grupos prioritários. Agora, crianças a partir de 6 anos, pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades e a população em situação de rua também poderão receber a dose do imunizante. Anteriormente, apenas crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos estavam sendo vacinados.

Segundo informações divulgadas pela secretaria de saúde, a imunização estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 18h. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e, no caso de pacientes com comorbidades, é preciso comprovar a condição por meio de laudo médico ou consulta ao sistema de saúde.

As comorbidades consideradas para a vacinação de pessoas de 15 a 59 anos incluem doenças crônicas neurológicas, cardíacas, hepáticas e renais, síndromes como a síndrome de Down e diabetes mellitus. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não estão incluídas no público-alvo da campanha.

Até o momento, das 9.082 doses enviadas pelo Ministério da Saúde para Palmas, 3.425 já foram aplicadas, o que representa 37,7% do total recebido. Com a ampliação da vacinação, as autoridades de saúde esperam alcançar um maior número de pessoas e garantir a proteção contra a dengue.

Além disso, a partir do final de maio, será iniciada a aplicação da segunda dose nos primeiros vacinados na cidade, uma vez que o esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

A ampliação da campanha de vacinação contra a dengue em Palmas demonstra o compromisso das autoridades de saúde em proteger a população e combater a propagação da doença na região. É importante que os grupos prioritários compareçam às unidades de saúde para receber a vacina e contribuir para a prevenção da dengue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo