Judiciário destina recursos para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul após calamidade pública por fortes chuvas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, emitiu uma importante notícia nesta quinta-feira (2) ao anunciar que o Judiciário irá enviar recursos para auxiliar na recuperação do Rio Grande do Sul. Essa ação vem em resposta à situação de calamidade pública decretada pelo estado devido às fortes chuvas que têm assolado diversos municípios.

Durante a sessão da tarde, Barroso explicou que os recursos destinados provêm de fundos pertencentes ao Poder Judiciário, oriundos do recebimento de multas, e poderão ser direcionados para ajudar a população afetada por essa tragédia natural.

Segundo informações da Defesa Civil, as chuvas intensas já resultaram em pelo menos 13 mortes no estado, com 21 pessoas desaparecidas e mais de 44,6 mil indivíduos afetados de alguma forma. Diante desse cenário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que não faltarão recursos do governo federal para o socorro e a reconstrução das cidades gaúchas atingidas.

Lula, acompanhado de uma comitiva de ministros, está em Santa Maria (RS) para uma reunião de trabalho com o governador do estado, que descreveu a situação como o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

Em outra frente, a prefeitura de Porto Alegre tomou medidas preventivas, iniciando o fechamento das comportas de segurança do Cais Mauá, começando pelos portões 3 e 4, devido às previsões de aumento do nível do Rio Guaíba nos próximos dias.

Essas ações destacam a mobilização e solidariedade em prol da recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas e refletem a importância da união de esforços entre os poderes judiciário e executivo para amenizar os impactos dessa tragédia natural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo