Prefeitura de Porto Alegre inicia fechamento de comportas do Cais Mauá devido às previsões de cheia iminente do Rio Guaíba

Na manhã desta quinta-feira (2), a prefeitura de Porto Alegre deu início ao fechamento das comportas de segurança do Cais Mauá em decorrência dos temporais que estão atingindo o Rio Grande do Sul desde o início da semana. Os portões 3 e 4 foram os primeiros a serem fechados, localizados na altura do pórtico central.

A decisão de fechar as comportas foi tomada em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, e teve como base as previsões de elevação do nível do Rio Guaíba nos próximos dias. De acordo com medições realizadas às 6h15, a cota do Rio Guaíba no Cais Mauá estava em 2,63 metros, sendo que a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação é de 3 metros.

Já na região das Ilhas, a medição mais recente indicou uma altura de 2,18 metros às 6h30. Neste local, a cota de alerta é de 2 metros e a de inundação é de 2,20 metros. A prefeitura ressaltou que a área das Ilhas também estará sujeita a ações nas próximas horas.

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta classificando a possibilidade de cheia do Guaíba como iminente e de grandes proporções, podendo rivalizar com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos. A orientação é para que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para a remoção de objetos pessoais e a preservação de seu patrimônio.

Segundo a MetSul, a tendência é que o nível do rio siga subindo rapidamente, devido ao excesso de chuvas nas bacias dos rios contribuintes como o Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos. O pior da cheia é esperado para o final desta semana e a próxima, devido à quantidade de chuva prevista para os próximos dias. É fundamental que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante da iminente situação de risco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo