Trump desobedece ordem de silêncio e pode enfrentar multas e até prisão por violações durante o processo em Nova York.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está enfrentando acusações de desobedecer “voluntariamente e conscientemente” uma ordem de silêncio imposta pelo juiz que conduz seu processo em Nova York. A promotoria acusou Trump de falsificar documentos contábeis para ocultar o pagamento de 130 mil dólares à atriz pornô Stormy Daniels, dias antes das eleições de 2016, onde ele derrotou a democrata Hillary Clinton.

O juiz Juan Merchán impôs uma multa de 9 mil dólares ao magnata do ramo imobiliário por violar sua ordem em nove ocasiões e o advertiu que pode ser preso se continuar investindo contra testemunhas, o júri e membros do tribunal nas redes sociais. O promotor Christopher Conroy pediu uma nova multa de mil dólares por cada uma das quatro novas violações.

Trump alegou que não pode obter um julgamento justo em Nova York por ser uma cidade de maioria democrata, o que o juiz refutou. Enquanto isso, o ex-presidente transformou suas aparições no tribunal em um palanque político, reclamando de seus problemas jurídicos e outros assuntos que ocupam os noticiários.

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais. Durante as audiências, ele demonstrou irritação e descontentamento com o processo. Apesar disso, ele aproveitou uma pausa no julgamento para retomar sua campanha eleitoral, acusando o presidente Biden por seus problemas jurídicos e males que afligem o país.

As acusações contra Trump têm gerado grande interesse midiático e são acompanhadas de perto pelos veículos de comunicação. O desenrolar desse caso incita debates sobre a relação entre poder político e justiça nos Estados Unidos, além de alimentar a polêmica em torno do ex-presidente e suas ações controversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo