Universidades nos EUA revivem protestos com acampamentos, confrontos e detenções em massa por causa da guerra de Israel contra o Hamas.

Os recentes protestos estudantis nos Estados Unidos em decorrência da guerra de Israel contra o Hamas em Gaza trouxeram à tona lembranças de épocas marcadas por profundas divisões políticas e manifestações intensas nos campi universitários do país. A história se repete em um cenário onde acampamentos são montados como forma de protesto, confrontos com a polícia são frequentes e detenções em massa ocorrem, remetendo a um sentimento de déjà vu em alguns observadores.

Essa onda de protestos nas universidades americanas evoca momentos históricos, como as mobilizações dos anos 60 e 70, originadas pela Guerra do Vietnã, e os apelos pela desvinculação de investimentos na África do Sul durante o apartheid nos anos 80. Para a professora e historiadora de Harvard Julie Reuben, especialista em ativismo estudantil, as semelhanças e diferenças entre os protestos passados e atuais são dignas de reflexão.

Os anos 60 foram marcados por uma intensa mobilização, com temas que iam desde direitos civis até a Guerra do Vietnã, culminando em uma série de manifestações contundentes disseminadas por numerosos campi universitários nos Estados Unidos. No entanto, comparados aos protestos atuais, as demonstrações não atingiram a mesma escala, embora tenham se espalhado rapidamente entre as instituições de ensino.

A resposta das universidades diante dos protestos, tanto no passado quanto agora, também é objeto de análise. Enquanto as autoridades universitárias da década de 60 adotaram uma postura repressiva, a tendência atual de recorrer à polícia para conter as manifestações é vista com surpresa, uma vez que essa abordagem não se mostrou eficaz no passado.

Em suma, os recentes protestos em universidades americanas, embora remetam a um contexto histórico de ativismo estudantil, apresentam características próprias do cenário político e social atual. A rápida disseminação das manifestações e a maneira como as instituições de ensino respondem a elas revelam um panorama complexo e em constante evolução, cujas consequências ainda estão por se desdobrar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo