Caixa libera saque do FGTS para afetados por enchente no RS; financiamentos habitacionais podem ser suspensos

As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul causaram inúmeros estragos e prejuízos para a população. Diante desse cenário de calamidade, a Caixa Econômica Federal anunciou que os afetados pelas enchentes poderão sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através do aplicativo FGTS.

O Saque Calamidade estará disponível para os moradores de municípios que tiverem decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos pelo governo federal. Cada prefeitura deverá informar à Caixa as áreas afetadas pelas enchentes para que os moradores possam ter acesso ao benefício.

A Caixa enviará técnicos para ajudar as prefeituras a tomarem providências para auxiliar a população atingida pelas chuvas. Assim que o dinheiro for liberado, os trabalhadores poderão realizar o saque por meio do aplicativo FGTS, facilitando o acesso aos recursos em meio à crise causada pelas enchentes.

Além do Saque Calamidade, a Caixa também anunciou a possibilidade de suspensão do pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas por até três meses. Os clientes que estiverem inadimplentes poderão incorporar as prestações em atraso no saldo devedor, buscando amenizar os impactos financeiros causados pelas chuvas.

Até o momento, as chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em pelo menos 37 mortes e 74 desaparecidos, deixando centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados e desalojados. A população afetada poderá contar com o Saque Calamidade do FGTS e outras medidas anunciadas pela Caixa para auxiliar nesse momento de dificuldade e reconstrução após as enchentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo