Chuvas causam desastres e mortes em RS e SC; Ministério autoriza reembolso de taxa de inscrição em concurso público.

Nos últimos dias, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina causaram estragos e transtornos nas cidades desses dois estados brasileiros. O cenário de emergência e calamidade levou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a anunciar medidas especiais para os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que foram impactados pelos desastres naturais.

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo MGI, os candidatos que enfrentaram situações adversas, como a falta de energia e desastres naturais, durante a realização do CPNU poderão solicitar o ressarcimento da taxa de inscrição do concurso. Essa medida visa compensar os candidatos que foram prejudicados pelas condições climáticas extremas que afetaram a aplicação das provas em diversos locais.

O processo de reembolso estará disponível para os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos nos editais dos oito blocos temáticos do CPNU. Os valores das taxas de inscrição eram de R$ 90 para candidatos de nível superior e R$ 60 para os de nível médio. As provas estão programadas para o próximo domingo (5) e serão realizadas em 27 estados brasileiros, incluindo cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os candidatos afetados terão até cinco dias úteis após a aplicação das provas para solicitar o reembolso do valor da taxa de inscrição, que será analisado individualmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e pela Fundação Cesgranrio. Situações como anulação de questões, falhas de infraestrutura e outros problemas logísticos serão considerados para a devolução do valor pago.

Portanto, os candidatos que foram prejudicados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado, garantindo assim a justiça e a equidade no processo seletivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo