Canoas em estado de calamidade: Prefeito relata pior tragédia da cidade e busca ajuda para evacuação e socorro

A cidade de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS), enfrenta uma situação trágica e sem precedentes devido às fortes chuvas que têm atingido a região. Com mais de 50 mil pessoas vivendo em áreas de risco, o prefeito Jairo Jorge fez um apelo para que a população do lado oeste da cidade deixe suas casas e busque abrigo em locais mais seguros.

Os bairros Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Central Park, Cinco Colônias, São Luís, Rio Branco, Vila Cerne, Santo Operário e Mato Grande estão sendo afetados pelo grande volume de água proveniente da região da Serra Gaúcha e do centro do estado. Os rios dos Sinos e Jacuí, que deságuam no Guaíba, têm causado alagamentos e prejuízos na região.

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas teve que ser completamente evacuado devido à elevação do nível da água. A UPA Rio Branco também foi fechada por falta de energia elétrica. A prefeitura está trabalhando na evacuação e no acolhimento das pessoas afetadas, com a ajuda de aeronaves do governo estadual e das Forças Armadas.

A falta de luz e água, juntamente com a oscilação da rede de telecomunicações, tem deixado muitas pessoas incomunicáveis. Apenas duas das oito casas de bombas do sistema de drenagem municipal estão funcionando, o que agrava a situação de alagamentos na cidade.

O governador Eduardo Leite alerta para a gravidade da situação no Rio Grande do Sul e pede para que as pessoas deixem áreas de risco ao menor sinal de perigo. Até o momento, 60% dos municípios gaúchos já foram afetados pelas fortes chuvas que assolam o estado.

A população de Canoas está sendo orientada a seguir todas as recomendações das autoridades para garantir a sua segurança e evitar mais tragédias pela cidade. As equipes de resgate continuam atuando para socorrer as pessoas em situação de risco e minimizar os impactos das chuvas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo