Consórcio Nordeste envia recursos e equipamentos para auxiliar vítimas de tempestades no Rio Grande do Sul em ação solidária.

O Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região, se mobilizou para enviar recursos humanos e equipamentos para auxiliar nas operações de busca, resgate e atendimento à população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com o consórcio, cada estado disponibilizou recursos, incluindo bombeiros militares, binômios (duplas formadas por bombeiros e cães farejadores), embarcações, viaturas e enfermeiros. Além disso, serão enviados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas, roupas técnicas, cordas e outros materiais necessários.

As chuvas intensas que atingem o estado já causaram 56 mortes, deixaram 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 desalojados, além de 67 desaparecidos e 74 feridos, de acordo com dados da Defesa Civil. O trabalho de resgate tem sido complicado devido aos cortes de energia elétrica e de telecomunicações, que dificultam a comunicação e o acesso às áreas afetadas. Diversas comunidades do interior estão isoladas devido aos alagamentos e ocorrências nas estradas, com 128 trechos de 68 rodovias total ou parcialmente bloqueados, incluindo estradas e pontes.

Diante da gravidade da situação, os governos do Nordeste se solidarizaram com o Rio Grande do Sul e disponibilizaram seus efetivos para colaborar com as operações de resgate. O consórcio afirmou em nota que os nove estados estão à disposição para combater os efeitos do desastre natural que assola a região sul do país.

As previsões meteorológicas indicam que as chuvas fortes devem continuar ao longo do fim de semana, com um novo alerta de perigo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina. A população e as autoridades locais seguem em alerta máximo para garantir a segurança daqueles que ainda estão em áreas de risco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo