Defesa Civil do RS amplia lista de doações para vítimas das chuvas; saiba como ajudar e onde levar os itens

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está mobilizando esforços para ajudar as vítimas das chuvas que assolaram o estado nos últimos dias. A lista de itens que podem ser doados foi ampliada, incluindo colchões novos ou em bom estado, roupas de cama, roupas de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas. A Central Logística, localizada em Porto Alegre, está recebendo as doações para facilitar o transporte.

No entanto, a Defesa Civil informou que, neste momento, não está recebendo doações de calçados, roupas, medicamentos, móveis e utensílios domésticos devido ao grande volume já disponível nos depósitos. A população pode contribuir também com refeições prontas, desde que estejam armazenadas em marmitas, para serem destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, voluntários e agentes públicos. É importante entrar em contato com a Defesa Civil dos municípios afetados antes de enviar a comida para evitar desperdício.

Empresas, organizações da sociedade civil e grupos de serviço interessados em enviar doações devem entrar em contato previamente com a Defesa Civil. Além disso, foi restabelecida a conta SOS Rio Grande do Sul, do banco Banrisul, para receber doações em dinheiro, que serão revertidas para o apoio humanitário às vítimas e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

O banco de voluntários de profissionais da saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, já conta com a inscrição de 7 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Esses voluntários estão disponíveis para atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde nos municípios afetados. A prioridade é a disponibilidade de carga horária e o interesse em auxiliar as comunidades atingidas, sem gerar vínculo empregatício com o estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo