Desastre das chuvas atinge 300 municípios no RS, causando 57 mortes e deixando milhares desabrigados e sem energia.

Os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 60,36% dos municípios, totalizando 300 cidades impactadas, de acordo com o Boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 12h deste sábado (4). A situação é preocupante, já que a Defesa Civil suspeita de 57 mortes em decorrência das chuvas, com dez casos ainda em investigação para determinar a causa.

Desde o início da semana, pelo menos 67 pessoas estão desaparecidas e outras 74 ficaram feridas devido aos temporais. Além disso, cerca de 32.640 pessoas foram desalojadas e 9.581 encontram-se temporariamente em abrigos improvisados.

Os estragos causados pelas chuvas afetaram a infraestrutura do estado. Segundo informações do governo do RS, aproximadamente 350 mil localidades estão sem energia elétrica, sendo 54 mil pertencentes à distribuidora CEEE Equatorial e 296 mil atendidos pela empresa RGE Sul. Além disso, a Corsan informou que 860,9 mil pessoas, o que equivale a 28% dos clientes da companhia, estão sem abastecimento de água tratada.

As enchentes também impactaram os serviços de telecomunicações em 128 municípios e a Defesa Civil contabilizou 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme última atualização realizada às 9h deste sábado.

Diante a gravidade da situação, todas as escolas da rede estadual suspenderam suas atividades, afetando cerca de 200 mil estudantes. Até o momento, 603 escolas foram impactadas, sendo 224 danificadas e 30 servindo de abrigo. A previsão do tempo alerta que os temporais devem continuar durante o final de semana, o que pode agravar as enchentes. É importante que a população siga as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil municipal ou Corpo de Bombeiros Militar para obter ajuda e informações sobre a situação climática da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo