Empresários de bares e restaurantes comemoram animados Dia das Mães após recuperação do setor, apontando para crescimento acima de 20% em relação ao ano anterior.

O Dia das Mães se aproxima e, com ele, a expectativa de bons ventos para o setor de bares e restaurantes no Brasil. Após um momento difícil em fevereiro, no qual 31% das empresas operaram no vermelho e 69% não obtiveram lucro, os empresários estão otimistas com a data comemorativa. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, destacou que o Dia das Mães é o segundo melhor dia do ano para o setor, perdendo apenas para o Dia dos Namorados.

O primeiro trimestre não foi tão promissor quanto o esperado, porém a partir de março houve uma recuperação progressiva. A pesquisa realizada pela Abrasel com 3.069 empresários revelou que 77% dos estabelecimentos planejam abrir as portas no segundo domingo de maio, com 78% esperando superar o faturamento do ano anterior. A expectativa da maioria é de um crescimento acima de 20% em relação ao mesmo período de 2023.

As contratações estão em alta devido ao aumento previsto no movimento nos estabelecimentos. A recuperação gradual do setor também foi evidenciada pela redução no número de empresas operando no vermelho, que passou de 31% em fevereiro para 25% em março. Além disso, houve um aumento de 5,2% nas vendas em março em comparação com fevereiro.

No entanto, o setor enfrenta desafios, principalmente em relação à mão de obra e à dificuldade de repassar os aumentos de preços para o consumidor. O presidente da Abrasel ressaltou a necessidade de incrementar os salários para atrair e manter os funcionários, o que acaba impactando a rentabilidade das empresas.

Apesar dos obstáculos, a perspectiva é de crescimento real de 3% para o setor neste ano. Ainda que o endividamento permaneça elevado, com 40% das empresas apresentando pagamentos em atraso, a expectativa é de superação. O otimismo do setor se faz presente neste momento pré-Dia das Mães, com a esperança de dias melhores à frente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo