Evacuação do Hospital de Pronto Socorro de Canoas devido a inundação coloca em risco atendimento médico na região metropolitana de Porto Alegre

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, foi evacuado devido a uma inundação que atingiu a cidade no último sábado, 4. Segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade, a população foi orientada a procurar o Hospital Nossa Senhora das Graças em caso de emergências médicas.

A prioridade das autoridades no momento é salvar vidas e transferir os pacientes de maneira segura para outras unidades de saúde. Esta não é a primeira cidade afetada pelas fortes chuvas na região, pois o hospital de Três Coroas, também na Grande Porto Alegre, foi interditado recentemente pelas mesmas razões.

O governador Eduardo Leite (PSDB) se pronunciou nas redes sociais pela manhã do sábado, ressaltando a situação crítica em Canoas. De acordo com ele, a água da inundação comprometeu os geradores do hospital e prejudicou o abastecimento de energia. Crianças que foram resgatadas sem suas famílias estão sendo encaminhadas para o Hospital Universitário.

O Rio Grande do Sul enfrenta seu pior desastre climático, com um total de 57 mortos até o momento, ultrapassando o número de vítimas do ciclone extratropical que atingiu a região em setembro. A Defesa Civil já contabiliza 67 desaparecidos e 300 municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas.

A capital Porto Alegre não escapou dos estragos, com o Rio Guaíba atingindo níveis recorde e alagando ruas do centro histórico, além de causar a suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho. A posição geográfica do estado, entre áreas tropicais e polares, favorece a ocorrência de eventos climáticos extremos, que tendem a se intensificar com o agravamento do aquecimento global.

Os efeitos da crise climática serão cada vez mais sentidos no Brasil nos próximos anos, de acordo com especialistas. A solidariedade e mobilização para ajudar as vítimas das chuvas no estado têm sido evidenciadas, com apelos por doações feitos por celebridades como Whindersson Nunes e Ivete Sangalo. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, enquanto a população tenta se recuperar dos impactos causados pelas fortes chuvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo