Lula retorna ao Rio Grande do Sul para coordenar assistência humanitária às vítimas das fortes chuvas no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua volta ao Rio Grande do Sul neste domingo (5), para acompanhar de perto os trabalhos do governo federal na prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado. A confirmação foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, através de suas redes sociais.

Lula reforçou em suas postagens que não faltarão recursos federais para o Rio Grande do Sul, que está enfrentando o que é considerado o pior desastre climático na história do estado. O presidente destacou que o Governo Federal está em constante diálogo com o governo gaúcho e as prefeituras locais, se comprometendo a não poupar esforços para ajudar os municípios afetados e salvar vidas.

No sábado, Lula presidiu uma reunião virtual da sala de situação que criou na quinta-feira (2) no Palácio da Alvorada. Lá, ele e os ministros discutiram, por meio de videoconferência, soluções emergenciais para enfrentar a situação de emergência no estado. Alguns ministros já estão em Porto Alegre, onde será montado um gabinete de crise para agilizar a comunicação entre o governo federal e os municípios atingidos.

No domingo, Lula viajará com nove ministros, incluindo os da Fazenda, Saúde e Educação, para desembarcar no estado às 10h30. Está previsto também um encontro com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos das áreas afetadas e autoridades locais, com o intuito de reforçar o trabalho conjunto.

Esta será a segunda visita de Lula ao Rio Grande do Sul em menos de uma semana. Na quinta-feira (2), após desembarcar em Santa Maria, ele garantiu que não faltariam recursos do governo federal para socorrer a população afetada e reconstruir os municípios atingidos. Após a visita, ele determinou a criação de uma sala de situação para centralizar e coordenar as ações de socorro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo