Rússia emite mandado de busca contra presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, sob alegação de código penal, sem detalhes esclarecidos

A Rússia emitiu um mandado de busca contra o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e também outro contra o ex-presidente Piotr Poroshenko. A notícia foi divulgada neste sábado através do site do Ministério do Interior russo, porém, sem maiores detalhes.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia respondeu à ação russa, afirmando que a inclusão de Zelenski na lista de procurados demonstra o desespero da máquina estatal russa e da propaganda, que estão sem saber o que mais inventar para chamar atenção. Além disso, destacaram que o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra o ditador russo Vladimir Putin por acusações de crimes de guerra é real e aplicável em 123 países.

Essa ação da Rússia traz à tona mais um capítulo da tensa relação entre os dois países, que enfrentam conflitos políticos e territoriais há anos. A Ucrânia, que já passou por instabilidade política no passado, agora se vê diante de novas ameaças vindas do governo russo.

A comunidade internacional acompanha de perto essa nova escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia, buscando uma saída diplomática para evitar conflitos maiores na região. Enquanto isso, o presidente Zelenski e seu antecessor Poroshenko seguem com mandados de busca contra si, levantando questionamentos sobre os motivos reais por trás dessas ações. Será que isso poderá desencadear novas crises entre os dois países? A resposta ainda não está clara, mas a situação permanece sob intensa vigilância por parte da comunidade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo