Chuvas fortes deixam quase 850 mil pessoas impactadas e 78 mortos no Rio Grande do Sul: pior desastre climático da história gaúcha

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada já impactaram quase 850 mil pessoas, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil. Os números atualizados indicam que 78 mortes foram confirmadas, com mais quatro em investigação, além de 175 feridos e 105 desaparecidos.

Devido ao mau tempo, mais de 134 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, sendo que 115.844 estão desalojadas e 18.487 estão em abrigos. Um total de 341 municípios gaúchos foram afetados de alguma forma pelas chuvas, o que representa uma escala significativa de danos e impactos.

Este desastre climático já é considerado o pior da história do estado, superando a tragédia de setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a um ciclone extratropical. O número de mortes atuais é alarmante e mostra a gravidade da situação enfrentada pela população do Rio Grande do Sul.

Além das perdas humanas, houve impacto severo nos serviços de infraestrutura. Mais de 854 mil pessoas estão sem abastecimento de água e 261 mil pontos estão sem energia elétrica. As rodovias também foram afetadas, com 110 trechos em 61 rodovias sofrendo bloqueios totais e parciais.

As escolas também foram afetadas pelas enchentes, com 733 escolas em 229 municípios e mais de 247 mil estudantes impactados pelas condições climáticas adversas. A Defesa Civil emitiu um alerta para que as pessoas se cadastrem para receber informações e alertas meteorológicos para aumentar o nível de prevenção diante do cenário de desastre.

Diante desse cenário desolador, autoridades locais e equipes de resgate seguem em ação para auxiliar a população e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul. A solidariedade e a união se fazem necessárias nesse momento de grande adversidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo