Mito ou Verdade: a cor da gema do ovo indica seu valor nutricional? Entenda a relação da coloração com a saúde.

O ovo é um alimento muito completo e benéfico para a saúde, contendo em média 70 calorias. Rico em proteínas e vitaminas, auxilia na formação dos músculos, na proteção dos olhos e no funcionamento cerebral. Além disso, alguns tipos de ovos são enriquecidos com ômega 3 e vitamina E através da alimentação das aves com rações fortificadas.

Há um mito comum de que a cor mais escura da gema do ovo significa que ela é mais nutritiva. No entanto, a cor mais intensa está relacionada à alimentação da galinha. Os carotenoides presentes em alimentos como milho e grama, que as galinhas consomem, são responsáveis por essa coloração. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres.

Artigos relacionados

Leandro Almeida, fundador da empresa Raiar Orgânicos, explica que os carotenoides podem ser adquiridos de forma natural, através da alimentação das galinhas, ou de maneira sintética, adicionando na ração. Os ovos com certificação orgânica garantem que nenhum produto ou aditivo sintético foi utilizado em sua produção.

A professora Ibiara Almeida Paz ressalta que a alimentação das aves pode variar e influenciar na cor da gema do ovo. Galinhas que consomem alimentos como acerola ou insetos podem produzir ovos com tonalidades diferentes, por exemplo. Além disso, a saúde das galinhas é um fator importante para absorção de carotenoides.

De acordo com especialistas, os ovos com gemas mais escuras são mais saborosos, porém é essencial verificar a procedência do alimento, já que a cor pode ser artificial. Portanto, é recomendável que as pessoas façam uma pesquisa aprofundada sobre a origem dos ovos que consomem, garantindo assim a qualidade e segurança do alimento.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo