Prazo para regularização do título eleitoral no RS é prorrogado devido às chuvas; população tem mais 15 dias

Com a aproximação das eleições municipais deste ano, é importante que os eleitores regularizem seus títulos eleitorais até a próxima quarta-feira, 8 de maio. Este prazo é válido para todo o país, exceto para os eleitores do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas fortes chuvas e ganharam uma extensão de 15 dias para realizar o procedimento.

A regularização do título eleitoral é fundamental para que os cidadãos possam exercer seu direito ao voto nas eleições que ocorrerão nos dias 6 e 27 de outubro. Aqueles que não tiverem a situação eleitoral regularizada ficarão impedidos de votar e, consequentemente, de escolher os novos prefeitos e vereadores de suas cidades.

Artigos relacionados

Além disso, os eleitores que tiveram seus títulos cancelados por faltas em eleições anteriores, ou que desejam alterar seu local de votação ou incluir o nome social no cadastro, também podem solicitar atendimento para regularizar sua situação eleitoral.

Para realizar a regularização, os eleitores podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que já tenham feito o cadastro biométrico. Caso contrário, é necessário comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral para atualizar os dados.

No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública provocada pelas chuvas, o prazo foi estendido por mais 15 dias para que os eleitores possam regularizar seus títulos. O TSE tomou essa decisão em solidariedade aos municípios afetados e reconheceu a dificuldade de acesso aos serviços eleitorais devido às condições adversas.

Com a retomada das atividades eleitorais, é importante que os eleitores estejam atentos aos prazos e procedimentos para garantir sua participação nas eleições municipais e exercer sua cidadania de forma plena.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo