Retorno das aulas no RS: cidades menos afetadas pelas enchentes retomam atividades na terça-feira, mas Porto Alegre segue sem previsão.

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul anunciou que as aulas da rede estadual de ensino serão retomadas a partir da próxima terça-feira (7) em municípios gaúchos menos afetados pelas enchentes recentes. Os municípios contemplados com a retomada das aulas são Uruguaiana, Osório, Erechim, Rio Grande, Palmeira das Missões, Três Passos, São Luiz Gonzaga, São Borja e Ijuí. A decisão de retomar as aulas nessas regiões se deu com base no menor impacto das enchentes, permitindo que as atividades escolares sejam reiniciadas.

No entanto, na capital Porto Alegre, ainda não há previsão para o retorno das aulas, pois a cidade foi uma das mais afetadas pelas enchentes e ainda demanda avaliação da situação. Para garantir a retomada das atividades de forma organizada, as equipes diretivas e docentes desses municípios estarão reunidos na próxima segunda-feira (6) para planejar e alinhar as orientações necessárias.

Outras cidades como São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas também não têm previsão de retorno das aulas na rede estadual. Uma reunião será realizada nesta segunda-feira para avaliar a situação das demais coordenadorias de educação no estado, contemplando cidades como Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, entre outras.

De acordo com levantamento da secretaria, até o momento, 2.338 escolas estaduais foram impactadas de alguma forma pelas chuvas, sendo que 278 delas foram danificadas pelas inundações. A decisão de retomar as aulas de forma gradual e planejada visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação, priorizando a recuperação das escolas atingidas e o retorno seguro das atividades escolares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo