Tragédia das chuvas no RS evidencia impactos do aquecimento global, diz senadora Teresa Leitão em pronunciamento no Senado.

A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, fez um emocionado pronunciamento nesta segunda-feira (6) para prestar solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com fortes chuvas desde a semana passada. Para a parlamentar, o desastre é mais uma prova das graves consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas. Ela ressaltou a importância de o Congresso Nacional aprovar medidas legislativas que protejam o meio ambiente e ajudem a mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos.

“Não se trata apenas de uma questão que afeta a Região Sul, mas sim de algo que afeta a todos, cada vez com mais intensidade e severidade. As situações extremas trazem dificuldades para toda a população, mas são os mais vulneráveis, os pobres e os trabalhadores, que mais sofrem. A crise climática, evidenciada de maneira cruel na Região Sul, no Brasil e no mundo, evidencia ainda mais as imensas desigualdades sociais. Quem duvida que as inundações atingem com maior intensidade as comunidades mais pobres, destruindo suas casas e meios de subsistência básicos?” questionou Teresa.

Artigos relacionados

A senadora também informou que o governo federal mobilizou mais de 14 mil profissionais de diversos ministérios para prestar assistência à população gaúcha, disponibilizando recursos para a compra de cestas básicas, obras emergenciais de saneamento, antecipação do pagamento de benefícios sociais, entre outras ações. Ela destacou que são medidas importantes para ajudar os afetados pelas chuvas e garantir que possam ter suporte nesse momento difícil.

É fundamental, de acordo com Teresa Leitão, que haja uma atenção redobrada para a preservação ambiental e a prevenção de desastres naturais, tendo em vista que as mudanças climáticas têm impactos cada vez mais devastadores. A senadora reforçou a importância de políticas públicas efetivas e de um engajamento conjunto da sociedade e dos governantes para enfrentar esses desafios e proteger o meio ambiente e as vidas das pessoas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo