Central de Transplantes de Pernambuco viabiliza doação de rins, fígado e córneas no Hospital de Câncer de Pernambuco

Na madrugada desta terça-feira (07), a Central de Transplantes de Pernambuco tornou possível a doação de dois rins, um fígado e duas córneas no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), situado em Santo Amaro. O HCP, conhecido por sua especialização no atendimento a pacientes oncológicos no estado, também é um dos principais responsáveis pelas doações de córneas em Pernambuco, devido ao perfil dos pacientes assistidos pelo serviço.

A doação múltipla desses órgãos foi viabilizada por meio da avaliação médica da Central de Transplantes de Pernambuco, que identificou a possibilidade de mapeamento de outros órgãos para doação, além das córneas. Esse gesto de generosidade e altruísmo por parte de uma família enlutada, que acabou de perder um ente querido, transforma vidas e faz a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas que aguardam por um órgão, como ressalta a coordenadora da Central, Melissa Moura.

A doadora, que faleceu devido a um câncer intracraniano benigno, foi acompanhada pelo HCP até seu último momento. Após a constatação da morte encefálica, a equipe médica seguiu os protocolos estabelecidos, incluindo exames neurológicos, de imagem e clínicos, para garantir a viabilidade da doação dos órgãos.

De acordo com o coordenador médico do CIHDOTT no Hospital de Câncer, Rogério Assunção, essa doação múltipla foi um marco na história da instituição, destacando a importância da parceria entre o CIHDOTT e a Central de Transplantes. Em Pernambuco, no primeiro trimestre deste ano, foram contabilizadas 343 doações de órgãos e tecidos, com destaque para córneas, seguidas por medula óssea, rim e fígado.

O número de transplantes realizados no estado continua crescendo, demonstrando a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos. Com 3360 pessoas aguardando na lista de espera, é essencial que mais indivíduos declarem em vida o desejo de serem doadores, para que mais vidas possam ser salvas e transformadas através desse gesto solidário e generoso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo