Comissão de Educação aprova projeto de incentivo à expansão de bibliotecas escolares e públicas para desenvolver hábito da leitura nos jovens.

Na manhã desta terça-feira (7), a Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou por unanimidade o projeto de lei (PL 2.219/2022) que visa criar um programa de incentivos para a expansão de bibliotecas escolares e públicas em todo o país. A proposta foi apresentada pela senadora Teresa Leitão, do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, que ressaltou a importância de desenvolver o hábito da leitura entre os jovens brasileiros.

Durante a discussão do projeto, a senadora Teresa Leitão argumentou que é fundamental estimular a leitura desde a infância, o que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento intelectual e educacional das crianças e adolescentes. Ela enfatizou que as bibliotecas escolares e públicas desempenham um papel fundamental nesse processo, servindo como espaços de acesso à informação e ao conhecimento.

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O presidente da Comissão de Educação e Cultura, senador Flávio Arns, do Partido Socialista Brasileiro do Paraná, também destacou a relevância da proposta, afirmando que a iniciativa pode contribuir para a reconstrução do acervo das bibliotecas gaúchas, bem como para a melhoria do acesso à leitura em todo o estado.

Após a aprovação na CE, o projeto de lei seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde será avaliado sob a perspectiva financeira e orçamentária. Caso seja aprovado na CAE, o projeto poderá ser encaminhado para votação no plenário do Senado, e posteriormente, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O programa de incentivos proposto no PL 2.219/2022 representa uma importante iniciativa para promover o acesso à leitura e à cultura no Brasil, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, informados e engajados socialmente. A expectativa é de que a medida possa fortalecer o sistema de bibliotecas escolares e públicas em todo o país, ampliando o acesso da população à riqueza do conhecimento contido nos livros e demais materiais disponíveis nessas instituições.

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