Comissão de Educação aprova projeto que institui o Dia Nacional de Prevenção ao AVC em 29 de outubro para conscientizar a população.

Na última terça-feira (8), a Comissão de Educação do Senado Federal aprovou um projeto de lei que institui o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O PL 3.533/2021 estabelece que a data de comemoração será em 29 de outubro de cada ano.

O projeto, originário da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator da matéria. Caso não haja recursos para votação em Plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

O deputado Jorge Solla (PT-BA), autor da proposta, explicou que a escolha do dia 29 de outubro se deve ao fato de ser o mesmo em que se comemora o Dia Mundial do AVC, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do projeto é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico relacionados ao AVC, abordando fatores de risco, formas de prevenção, diagnóstico, tratamentos e reabilitação de pacientes.

O AVC ocorre quando os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, podendo causar danos graves nas funções cerebrais. A rapidez no diagnóstico e tratamento é fundamental para a recuperação plena do paciente. Estima-se que o AVC seja responsável por uma média de 100 mil mortes por ano no Brasil, além de deixar um grande número de pessoas com sequelas.

O relator Nelsinho Trad destacou a importância da conscientização da população em relação aos sintomas iniciais do AVC, visando garantir um atendimento mais rápido e eficaz para reduzir o risco de complicações. Ele também ressaltou um estudo que apontou a relação entre mudanças climáticas extremas e o aumento do risco de morte e sequelas por AVC.

Com a criação do Dia Nacional de Prevenção ao AVC, espera-se promover a educação, a prevenção e o cuidado em relação a essa doença tão impactante e debilitante para milhares de brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo