Empresários suspeitos de vender equipamentos adulterados para a Petrobras são investigados pela polícia no Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro desencadeou nesta terça-feira (7) uma operação para investigar empresários suspeitos de vender equipamentos velhos e adulterados para a Petrobras. Os alvos da operação Prometheus são todos membros de uma mesma família, e a investigação revelou que as peças fornecidas pelos suspeitos não atendiam aos requisitos contratuais, além de serem produtos usados, com sinais de desgaste e oxidação.

Os empresários investigados firmaram cerca de três mil contratos com a estatal petrolífera entre 2019 e 2022, recebendo um total de R$ 26 milhões em pagamentos. As investigações contaram com a colaboração da própria Petrobras, que alertou para os riscos associados à utilização de equipamentos adulterados, que poderiam colocar em perigo a vida dos profissionais e a segurança das instalações da empresa.

Artigos relacionados

Na ação realizada hoje, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos, resultando na apreensão de pelo menos uma lancha e cinco veículos. A investigação demonstra a importância dos órgãos de fiscalização atuarem para garantir a integridade e segurança das operações de grandes empresas como a Petrobras.

O caso também levanta questionamentos sobre os processos de controle de qualidade e fornecimento dentro da estatal, e ressalta a necessidade de aprimorar os mecanismos de fiscalização para prevenir casos de fraude e adulteração. A Petrobras, por sua vez, reforçou seu compromisso com a transparência e integridade em todas as suas operações, reafirmando a importância de parcerias com órgãos de investigação para combater práticas ilícitas no setor.

A colaboração entre a Polícia Civil e a Petrobras neste caso exemplifica a importância da ação conjunta entre setor público e privado para garantir o cumprimento das leis e a proteção dos interesses da sociedade como um todo. Medidas como essa reforçam a confiança do público nas instituições e contribuem para a construção de um ambiente de negócios mais ético e transparente.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo