Estados da região Sul e Sudeste se unem para socorrer vítimas das chuvas no RS em situação de calamidade pública

O Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud) entrou em ação para auxiliar as vítimas das chuvas e enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, que se encontra em estado de calamidade pública. Diversos estados se mobilizaram para enviar equipes de socorro e suprimentos para a região atingida.

O Paraná foi um dos estados que se destacou no envio de ajuda. Foram enviados 34 bombeiros militares, nove viaturas, quatro embarcações do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, um helicóptero Falcão 08, 30 policiais militares, sete viaturas do Batalhão de Choque Defesa Civil. Além disso, um comboio de 15 caminhões partiu de várias cidades paranaenses levando diversos suprimentos essenciais, como colchões, kits dormitório, caixas com copos d’água, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS.

Artigos relacionados

Outro estado que se mobilizou foi São Paulo, que enviou uma equipe de 33 bombeiros militares, dois cães farejadores, oito pilotos, três mecânicos, dois médicos, dois enfermeiros, quatro tripulantes, três helicópteros Águia, oito viaturas e sete embarcações do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil paulista também mandou um grupo de 16 técnicos e um geólogo. Além disso, o Fundo Social de São Paulo iniciou uma campanha humanitária para arrecadar água potável e itens de higiene e limpeza.

O Rio de Janeiro também contribuiu com o envio de recursos, como 64 bombeiros militares, um helicóptero AW169, 15 embarcações, cinco viaturas, e 200 materiais para salvamento em desastres. Já Minas Gerais enviou 28 bombeiros militares, três viaturas de salvamento, um veículo para transporte de cães de busca, três botes, uma moto-aquática, um avião e um helicóptero para resgates e transporte de feridos, além de agentes da Defesa Civil e militares.

A mobilização desses estados demonstra a solidariedade e a união das regiões Sul e Sudeste para ajudar quem mais precisa em momentos de crise e desastres naturais. A atuação conjunta é fundamental para minimizar os impactos e prestar assistência às comunidades afetadas. A população atingida pode contar com o apoio de diversos profissionais e equipes especializadas que estão empenhadas em ajudar a reconstruir e recuperar as áreas afetadas pelas chuvas e enchentes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo