Governador do Rio Grande do Sul toma medidas para segurança da população e combate aos saques e roubos, com reforço policial.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta terça-feira (7) uma série de medidas para garantir a segurança da população diante dos saques em alojamentos e roubos que têm ocorrido no estado. Em uma coletiva de imprensa, Leite informou que solicitou ao Ministério da Justiça mais homens da Força Nacional e acionou os governadores dos demais estados do Sul para o envio de efetivos policiais. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio de mais 100 agentes da Força Nacional, elevando o contingente no estado para 220.

Além disso, o governador anunciou a contratação temporária de policiais da reserva. Ele afirmou que será feito um chamamento de mil policiais para reforçar a segurança nas ruas, abrigos e outros locais que necessitam de apoio. O superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Aldronei Rodrigues, relatou que a maioria dos saques tem sido registrada na região metropolitana de Porto Alegre e que grupos táticos de Santa Catarina e Paraná irão reforçar o patrulhamento na região, juntamente com as forças policiais locais.

Para lidar com a situação de emergência, o governador anunciou a alocação de R$ 70 milhões, que serão divididos entre os municípios atingidos. Além disso, será disponibilizado um recurso de aproximadamente R$ 50 milhões para o programa “Volta por Cima”, que visa atender famílias impactadas pelas cheias desde o ano passado.

Eduardo Leite também alertou para a queda de temperatura nos próximos dias, o que pode agravar a situação. Uma frente fria está se deslocando para o Rio Grande do Sul, com previsão de temporais generalizados em todo o estado. O governador recomendou que a população evite áreas que foram atingidas e ressaltou a importância de manter a segurança e a prevenção diante dos novos desafios que surgirão.

Diante desse cenário de crise, o governo gaúcho se mantém em estado de alerta e busca garantir a proteção e assistência necessária à população afetada pela situação de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo