Governo de Lula decide reprimir disseminação de fake news sobre enchentes no RS e acionar Polícia Federal

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou medidas enérgicas para combater a disseminação de informações falsas a respeito das ações de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira, ministros do governo discutiram a possibilidade de acionar a Polícia Federal para investigar e responsabilizar os responsáveis por essas fake news.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, foi incisivo ao afirmar que é necessário prender os responsáveis por espalhar notícias falsas. Em áudio disponibilizado pela Secretaria de Comunicação Social do governo, Pimenta demonstrou sua indignação com a situação, afirmando que é preciso “botar para f… com os caras” que divulgam esse tipo de desinformação.

Artigos relacionados

Outro ministro presente na reunião, Rui Costa da Casa Civil, informou que o governo solicitará à Polícia Federal a responsabilização daqueles que compartilham fake news sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Costa afirmou ter acionado o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para lidar com o assunto de forma rigorosa.

Durante a reunião, foi destacada a importância de frear a disseminação de informações falsas, que podem atrapalhar as operações de resgate realizadas pelo governo federal. O ministro da Casa Civil ressaltou que essas notícias mentirosas prejudicam o trabalho das equipes de resgate, tornando mais difícil a atuação em meio à tragédia.

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, defendeu a atitude firme do governo diante desse cenário, afirmando que é necessário tratar os disseminadores de fake news como traidores, pois colocam em risco o trabalho de resgate e salvamento realizado pelas autoridades competentes. Ainda hoje, Pimenta assinará um documento solicitando que a Polícia Federal investigue e penalize os responsáveis por essas informações falsas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo