Grupo de Trabalho instituído para combater discriminação LGBTQIA+ em ambiente digital pelo Ministério dos Direitos Humanos em nova ação.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou nesta terça-feira (7) a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento da Discriminação contra pessoas LGBTQIA+ em ambiente digital. O objetivo principal do GT é formular propostas para um Plano de Ação que será implementado nos órgãos e entidades da administração pública federal.

A sigla LGBTQIA+ engloba lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com o sinal “+” representando as diversas orientações sexuais e identidades de gênero dentro dessa comunidade. O GT será composto por representantes do ministério, do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e por três membros da sociedade civil indicados por organizações comprometidas com os direitos humanos na internet.

Artigos relacionados

A presidência do grupo ficará a cargo da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Entre as atribuições do GT estão a análise da discriminação contra a população LGBTQIA+ nas plataformas digitais, a avaliação dos mecanismos de retratação e moderação de comentários, além de fornecer recomendações para melhorar esses processos.

Além disso, o GT terá papel fundamental no desenvolvimento de estratégias para combater o discurso de ódio contra pessoas LGBTQIA+ na internet, melhorar os mecanismos de denúncia de crimes de ódio online e implementar políticas públicas eficazes com base em pesquisas acadêmicas e práticas internacionais.

As reuniões do Grupo de Trabalho serão mensais, podendo ser convocadas extraordinariamente pelo coordenador. Especialistas, pesquisadores, técnicos e influenciadores digitais LGBTQIA+ poderão ser convidados a participar dos encontros. O GT terá duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.

Ao final do período, um relatório com as atividades e o Plano de Ação serão apresentados ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O intuito é promover um ambiente mais inclusivo e seguro para a comunidade LGBTQIA+ no ambiente digital.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo