Nave da ESA registra detalhes das mudanças na paisagem do Sol em impressionante vídeo capturado em órbita

Recentemente, a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um vídeo que mostra mudanças na paisagem do Sol com detalhes nunca antes vistos. O registro foi feito pela nave Solar Orbiter, que estava equipada com o Imager Extreme Ultraviolence (EUI), a um terço da distância entre a Terra e o astro. Esta filmagem foi realizada em 27 de setembro de 2023 e revela a transição da atmosfera mais próxima da superfície do Sol até a coroa solar, que é centenas de vezes mais quente.

No vídeo, é possível observar regiões do Sol atingindo a temperatura de um milhão de graus Celsius. A medida que essas regiões mais quentes são expostas, o material mais frio escurece devido à absorção de radiação.

Artigos relacionados

Uma das características interessantes exibidas no vídeo é o “musgo” da coroa solar, conhecido como corona moss em inglês. Essa ocorrência costuma aparecer ao redor da base de grandes laços da coroa, que estão extremamente quentes ou tênues para serem vistos com as configurações de instrumentos convencionais.

As imagens também revelam as espículas, agulhas de gás que se elevam a uma altura de 10 mil km. Em determinado momento do vídeo, uma erupção de material frio é visível no centro da imagem, sendo que apesar de parecer pequena em relação ao Sol, ela na verdade é maior que a Terra.

Por fim, o vídeo mostra a chuva na coroa solar, com temperatura “fria” inferior a 10 mil ºC. Essa chuva é composta por aglomerados de plasma de alta densidade, que retornam ao Sol após caírem devido à influência da gravidade.

Essas descobertas são de extrema importância para os estudos científicos sobre o Sol e contribuem significativamente para o avanço da compreensão dos fenômenos que ocorrem em nossa estrela. A ESA continua suas pesquisas aprofundadas sobre o Sol, trazendo novas imagens e informações que ajudam a desvendar os mistérios do nosso sistema solar.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo