Vencedores do Pulitzer 2024 destacam-se por reportagens de guerra, política e injustiças sociais em todo o mundo.

Na segunda-feira, dia 7, foram anunciados os vencedores do renomado Prêmio Pulitzer, concedido pela Universidade de Columbia, em Nova York, que é um dos mais prestigiosos prêmios de jornalismo, artes e humanidades do mundo. Mais uma vez, o jornalismo de guerra esteve em destaque, com a equipe do jornal The New York Times levando o troféu de Reportagem Internacional pela cobertura dos ataques terroristas do Hamas a Israel e da resposta militar de Benjamin Netanyahu em Gaza. Além disso, a agência de notícias Reuters recebeu o prêmio de Fotografia Urgente pela documentação desses eventos.

Destacaram-se também outras reportagens premiadas, como aquelas sobre trabalho infantil imigrante nos Estados Unidos, o desaparecimento de meninas e mulheres negras em Chicago e as enchentes na Califórnia. Na categoria de Comentário, o político russo Vladimir Kara-Murza, opositor de Vladimir Putin, foi premiado pelos textos publicados no jornal The Washington Post.

Nas áreas de artes e humanidades, autores como o poeta americano Brandon Som e a escritora mexicana Cristina Rivera Garza foram premiados. Rivera Garza recebeu o prêmio pelo seu livro de memórias “O invencível verão de Liliana”, que foi publicado no Brasil pela Autêntica.

Além disso, outros destaques do Prêmio Pulitzer de 2024 foram as premiações nas categorias de Reportagem Urgente, Investigativa, Explicativa, Locais, Nacional, Especial, Crítica, Editorial, Reportagens e Comentários Ilustrados, Livros, Teatro, Música e muito mais.

Em resumo, os vencedores do Prêmio Pulitzer de 2024 representam o que há de melhor e mais relevante no jornalismo, nas artes e nas humanidades, destacando-se pelas suas contribuições significativas para a sociedade e cultura contemporânea. Esses premiados demonstram o compromisso e a excelência em suas respectivas áreas, provando mais uma vez a importância e o impacto do trabalho jornalístico e artístico em nosso mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo