Aeroporto de Porto Alegre alagado: voos comerciais desviados para Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

A Base Aérea de Canoas, localizada no Rio Grande do Sul, tornou-se peça fundamental para a operação de voos comerciais que estavam programados para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, o aeroporto da capital gaúcha ficou alagado e precisou ser fechado temporariamente, o que levou as autoridades a encontrarem alternativas para atender a demanda de voos.

Em uma ação coordenada entre a Aeronáutica, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas, decidiu-se utilizar a Base Aérea de Canoas como ponto de operação para parte dos voos comerciais. A primeira aeronave a pousar no local foi da Azul Linhas Aéreas, transportando 1,5 tonelada de mantimentos arrecadados em ações solidárias.

Além da Azul, a Força Aérea Brasileira (FAB) e outras quatro empresas de aviação planejam utilizar a Base Aérea de Canoas nos próximos dias para descarregar mantimentos e passageiros. A Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho, afirmou que não há previsão para a retomada das operações no aeroporto de Porto Alegre e emitiu um comunicado informando sobre as restrições temporárias nas operações aéreas.

A FAB também anunciou que lançará donativos e materiais essenciais por via aérea para auxiliar a população em áreas isoladas pelas chuvas, que já causaram a morte de pelo menos 100 pessoas no estado. As missões aéreas visam agilizar o atendimento às comunidades afetadas, considerando que as estradas estão, em sua maioria, bloqueadas devido aos impactos das chuvas.

Diante do cenário de emergência causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a união de esforços entre as autoridades e as empresas aéreas demonstra a importância da solidariedade e da logística eficiente para garantir assistência à população afetada. A utilização da Base Aérea de Canoas como ponto de apoio para as operações aéreas é essencial para minimizar os impactos da interrupção das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo