Alerta do MetSul Meteorologia: Enchentes inéditas atingirão o Rio Grande do Sul, com previsão de inundação severa em Pelotas.

O MetSul Meteorologia emitiu um alerta preocupante para os moradores do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). De acordo com a previsão, novas áreas, até então nunca atingidas, estão prestes a enfrentar enchentes no estado. A previsão é de que a enchente se desloque em direção ao sul do estado a uma velocidade de 300 quilômetros, podendo alcançar a cidade de Pelotas nos próximos dias.

Pelotas, que é a quarta cidade mais populosa do estado, corre o risco de sofrer com inundações severas a extremas, principalmente em áreas como o Centro. O nível da Lagoa em Pelotas estava estável em 2,10 metros durante o dia de hoje, porém a prefeitura já divulgou um mapa identificando as áreas de risco de inundação, que abrange uma vasta região da cidade. Com isso, trechos de rodovias na região podem ser afetados, causando bloqueios parciais ou totais.

O cenário é ainda mais preocupante devido à inexistência de registros históricos que indiquem até onde a água pode chegar, fora a imprevisibilidade do vento, que muda sua direção e intensidade diariamente. A situação já levou a Defesa Civil de Pelotas a solicitar a remoção compulsória de famílias que vivem em áreas de risco, como é o caso de um trecho do bairro Valverde.

A prefeitura de Pelotas orienta os moradores de bairros como Laranjal, balneários Valverde e Santo Antônio, entre outros, a deixarem suas casas. A cidade está em alerta máximo para a chegada das enchentes e medidas estão sendo tomadas para minimizar os danos à população. A Defesa Civil local segue acompanhando a evolução do cenário e está preparada para agir conforme necessário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo