Ciclone extratropical atinge extremo sul do Rio Grande do Sul com chuvas intensas e ventos fortes de até 70 km/h nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira (8), o extremo sul do Rio Grande do Sul está em alerta devido à chegada de um ciclone extratropical, que promete trazer chuvas intensas de mais de 100 milímetros. As cidades de Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja também estão na mira do mau tempo, com previsão de temporais, ventos de até 70 km por hora e queda de granizo.

A Defesa Civil já emitiu orientações para a população, recomendando que busquem abrigos longe de árvores, evitem estacionar veículos próximos a torres de energia e, se possível, desliguem o quadro geral de energia. Em caso de dúvida, os cidadãos devem contatar os bombeiros, ligar para o 193 ou para a Defesa Civil, no número 199.

Além do risco de tempestades, o nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, também chama a atenção das autoridades. Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, o rio atingiu a marca de 5,09 metros às 11h15 de hoje e a previsão é que esse nível desça ainda mais, podendo chegar a menos de 4,8 metros até quinta-feira (9), caso não haja mais chuvas significativas na região.

Apesar da descida da água, o rio ainda está 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. Essa situação de alerta exige atenção da população para possíveis alagamentos e danos causados pela elevação do nível do rio.

Fica o alerta para os moradores da região sul do Rio Grande do Sul que devem seguir as orientações das autoridades e se prevenir diante da iminente chegada do ciclone e dos possíveis impactos decorrentes das chuvas intensas e dos ventos fortes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo