Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto de lei que cria cargos no TRT da 19ª Região de Alagoas para área de Tecnologia da Informação

Aprovado projeto de lei que cria cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região em Alagoas

Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um projeto de lei que visa a criação de cargos efetivos e comissionados no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, localizado em Alagoas. O PLC 194/2015, originário da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

De acordo com o projeto, serão criados 12 cargos efetivos de analista judiciário, na área de Apoio Especializado, Especialidade Tecnologia da Informação (TI), além de um cargo em comissão CJ-3 e outro cargo em comissão CJ-2 no quadro de pessoal do TRT da 19ª Região. O relator justificou que, apesar da crise fiscal, há uma crescente necessidade de servidores especializados em TI para atender às demandas internas do tribunal, magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público e cidadãos que utilizam os serviços da Justiça.

Renan Calheiros também ressaltou que a medida está em conformidade com a Resolução 211 de 2015 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece critérios para a definição de força de trabalho mínima em TI nos tribunais, e segue as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU). A CCJ, que aprovou o projeto, é presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

A iniciativa visa promover a eficiência e a modernização dos serviços do TRT da 19ª Região, garantindo a adequada estrutura de pessoal para atender às demandas jurídicas da região de Alagoas. Agora, o projeto seguirá para análise do Plenário, onde poderá ser debatido e votado pelos demais senadores. A expectativa é que a proposta seja aprovada, considerando a importância da qualificação do quadro de servidores do Tribunal Regional do Trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo