Nível do rio Guaíba no RS desce para 5,09 metros, podendo atingir marca inferior a 4,8 metros até quinta-feira

O Rio Grande do Sul está enfrentando uma situação grave de enchentes, com o rio Guaíba atingindo níveis históricos de cheia. De acordo com o Serviço Geológico Brasileiro, o nível do rio chegou a 5,09 metros nesta quarta-feira (8) e a previsão é que ele continue a baixar, podendo chegar a menos de 4,8 metros até quinta-feira (9), caso não ocorram novas chuvas na região.

A prefeitura precisou suspender os resgates com barcos devido à previsão de chuvas e ventos fortes, o que torna as operações de resgate mais arriscadas e complicadas. A região já havia registrado um recorde de 5,3 metros no último domingo, superando a maior cheia já registrada em 1941, quando o rio chegou a 4,75 metros.

As consequências das enchentes no estado são devastadoras, com 100 mortes confirmadas, 128 desaparecidos e mais de 1,45 milhão de pessoas afetadas. Cerca de 417 municípios foram atingidos pelas enchentes, representando mais de 80% das cidades gaúchas.

Essas enchentes estão sendo consideradas o maior desastre climático já enfrentado pelo estado, destacando a urgência de medidas para minimizar os impactos e prevenir novas tragédias. A população local está em estado de alerta e as autoridades estão mobilizando esforços para prestar assistência às vítimas e tentar amenizar os danos causados pelas enchentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo