Senado aprova projeto que ratifica atos de 2022 e 2023 sobre organização interna em vigor. Plenário concorda com medidas da Comissão Diretora.

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (8) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 9/2024, que ratifica diversos atos de 2022 e 2023 relacionados à organização interna da Casa. Esses atos, que já estão em vigor, incluem medidas como a adequação de cargos efetivos, normas de licitação e contratos administrativos, mudanças na estrutura orgânica de unidades administrativas, além de alterações em licenças, progressão funcional e avaliação do estágio probatório.

A aprovação do projeto pelo Plenário do Senado significa a concordância dos senadores com as medidas adotadas pela Comissão Diretora, que atuou de acordo com a competência privativa do Senado, garantida pela Constituição, para dispor sobre sua organização, funcionamento e criação, transformação ou extinção de cargos, empregos e funções de seus serviços, entre outras atribuições.

Segundo o Regulamento Administrativo do Senado Federal, a Comissão Diretora tem a prerrogativa, em casos de necessidade, de estabelecer normas sobre esses temas, os quais devem ser submetidos ao Plenário posteriormente, por meio de projeto de resolução, como ocorreu com o PRS 9/2024.

A ratificação desses atos é parte do processo de garantir a eficiência e o bom funcionamento da Casa Legislativa, assegurando a transparência e a legalidade de suas ações. Com a promulgação do projeto, o Senado dá mais um passo na consolidação de sua estrutura interna, buscando sempre aprimorar suas práticas e garantir o cumprimento de suas atribuições constitucionais.

Essa aprovação é mais um reflexo do trabalho legislativo realizado pelos senadores, que buscam sempre atender às demandas da sociedade e fortalecer as instituições públicas. A organização interna do Senado é fundamental para o exercício de suas funções legislativas e fiscalizatórias, e a ratificação desses atos é um passo importante nesse sentido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo