Enel anuncia expansão de quadro de funcionários para melhorar atendimento em São Paulo após apagões e multas da Aneel e Procon.

A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de eletricidade na capital paulista e parte da região metropolitana, anunciou nesta quinta-feira (9) a expansão do quadro de funcionários. Como resposta às críticas e sanções recebidas após os apagões ocorridos em novembro de 2023, a empresa integrou 180 novos colaboradores às equipes de atendimento emergencial e manutenção preventiva, de um total de 1,2 mil que serão contratados ao longo dos próximos 12 meses.

As contratações visam melhorar o serviço prestado pela Enel, que foi duramente criticada pela demora no restabelecimento do fornecimento de energia para cerca de 2,1 milhões de pessoas na capital paulista na ocasião dos apagões. O presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, destacou que as novas contratações permitirão dobrar as equipes de atendimento em um ano, o que possibilitará reduzir pela metade o tempo de espera por assistência na cidade de São Paulo.

Além do aumento no quadro de funcionários, a Enel também está implementando medidas para aprimorar a capacidade de previsão meteorológica e intensificar ações preventivas, como a poda de árvores. A concessionária planeja investir R$ 6,2 bilhões entre 2024 e 2026 na área de concessão em São Paulo, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.

As propostas de melhoria apresentadas pela Enel surgem após a empresa ser multada em R$ 165,8 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido ao descumprimento de termos contratuais durante os apagões em São Paulo. Além disso, o Procon de São Paulo também aplicou uma multa à concessionária, e o Ministério de Minas e Energia abriu um procedimento para investigar os incidentes.

No Ceará, a Enel também enfrenta questionamentos, com a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Estado recomendando o encerramento do contrato de concessão devido ao descumprimento de obrigações. No entanto, Scala afirmou que a empresa está empenhada em cumprir os compromissos contratuais e em melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Com operações também no estado do Rio de Janeiro, a Enel atende a um total de 15,5 milhões de clientes em todo o país, obtendo um lucro de R$ 2,6 bilhões no ano passado. Em São Paulo, a concessionária atende a 7,9 milhões de clientes e obteve um lucro de R$ 1,3 bilhão em 2023.

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