Ministério Público discute ações diante das mudanças climáticas em seminário híbrido na Escola Superior do MPPE.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu nos dias 07 e 08 de maio o Seminário “Mudanças climáticas e desastres socioambientais: um olhar do Ministério Público”. O evento, realizado de forma híbrida, contou com a participação do Procurador Geral de Justiça, Marcos Carvalho, que destacou a importância da preparação para eventos climáticos e a necessidade de protocolos para atuação eficiente nos momentos mais críticos.

Durante o seminário, foi discutida a relação das mudanças climáticas com as atividades humanas, como desmatamento, produção de lixo em excesso e emissões de gases de efeito estufa. O impacto dessas mudanças na economia global também foi abordado, com projeções que indicam redução na produção econômica mundial.

O evento também contou com a presença de profissionais de outros estados, que compartilharam suas experiências e contribuíram para a reflexão sobre a atuação do Ministério Público na prevenção e mitigação dos problemas socioambientais decorrentes das mudanças climáticas.

No primeiro dia do seminário, foram realizadas palestras sobre estratégias de atuação do Ministério Público na implementação de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como sobre as fragilidades do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Já no segundo dia, foram abordadas as demandas sociais frente aos desastres socioambientais e as possibilidades de atuação do Ministério Público.

Os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do MPPE também apresentaram ações e diretrizes para a atuação do Ministério Público nas áreas de saúde, educação e defesa do patrimônio público, ressaltando a importância da preparação e capacitação dos membros e servidores para lidar de forma eficiente com os impactos dos eventos climáticos nessas áreas.
Ao longo do seminário, foi destacada a necessidade de uma atuação integrada e articulada do Ministério Público, aliada ao envolvimento da sociedade e dos poderes públicos, para lidar de forma eficaz com os desafios apresentados pelas mudanças climáticas e os desastres socioambientais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo